São Pαulo Apóstolo fαlα dα Bíbliα como α nossα poderosα pedαgogiα:
“Orα tudo o que se escreveu no pαssado é pαrα nosso ensinαmento que foi escrito, α fim de que, pelα perseverançα e pelα consolαção que nos
proporcionαm αs Escriturαs, tenhαmos α esperançα”
(Rm 15,4).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

TP 4 Leitura e processos de escrita

Trabalho com alunos do 6° ano e percebo muita dificuldade na construção estrutural dos textos.
Encontrei na Seção 2 da Unidade 12 uma proposta de atividade ótima para esses casos.
Saber que a paragrafação é imprescindível à organização do texto é a idéia principal desse Avançando na Prática (página 131).
Com piadas curtinhas com seus parágrafos desordenados, os alunos tinham que ordená-los e criar um texto coerente.

"-Você conhece a piada do sujeito com medo de um gato? Ordene os parágrafos do texto a seguir e descubra!

- Por favor! É uma tragédia!

O policial fala:

Um certo dia, uma voz desesperada chama policiais pelo telefone:

- É o papagaio.

- Socorro! Venham rápido! Um gato entrou em minha casa!

-Mas qu
em está falando?

- Um gato? Não fique apavorado, não é preciso temer um gato."

Ordenada, a piada fica assim:

Um certo dia, uma voz desesperada chama policiais pelo telefone:
- Socorro! Venham rápido! Um gato entrou em minha casa!
O policial fala:
- Um gato? Não fique apavorado, não é preciso temer um gato.
- Por favor! É uma tragédia!
-Mas quem está falando?
- É o papagaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sem zuera galeera !! Os comentários estão sujeitos a aprovação ok!!
brigadinhaaaa pela visita!
volte sempre!
beijinhos
[")]