São Pαulo Apóstolo fαlα dα Bíbliα como α nossα poderosα pedαgogiα:
“Orα tudo o que se escreveu no pαssado é pαrα nosso ensinαmento que foi escrito, α fim de que, pelα perseverançα e pelα consolαção que nos
proporcionαm αs Escriturαs, tenhαmos α esperançα”
(Rm 15,4).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TP 1 LINGUAGEM E CULTURA

Na unidade 4 dessa TP, vimos a intertextualidade, ponto chave para um trabalho que englobe vários fatores, podendo ser estes, disciplinas, problemáticas, algum(s) deterterminado(s) assunto(s), entre outros.
No encontro com o formador Rubem, debatemos a questão de que tudo (conhecimentos, valores, atos, obras...) é interligado direta ou indiretamente com algum outro conhecimento, fato ou obra. Falamos da rápida globalização e o acesso fácil que outras pessoas tem ao que é produzido por nós e vice-versa.
Foi nesse encontro e através do nosso debate que compreendi o quanto eu trabalhava a intertextualidade principalmente no meu primeiro ano de trabalho. Como eu tratava de várias disciplinas, procurava sempre ter o mesmo assunto: se o assunto em Ciências era o reino das plantas e a vida vegetal; em História e Geografia eu tratava da Amazônia, do pantanal, do solo; já em Matemática, procurava elaborar questões que traziam flores, plantas, animais em seus enunciados; e em Língua Portuguesa podia trabalhar a ortografia, leitura, produção com textos que envolvam floresta, plantas, como fábulas com animais.


Um comentário:

  1. É isso ai Rutinha!
    O conteúdo desta TP, nos ajudou muito a refletir sobre intertextualidade.
    Beijos
    Midi

    ResponderExcluir

sem zuera galeera !! Os comentários estão sujeitos a aprovação ok!!
brigadinhaaaa pela visita!
volte sempre!
beijinhos
[")]