São Pαulo Apóstolo fαlα dα Bíbliα como α nossα poderosα pedαgogiα:
“Orα tudo o que se escreveu no pαssado é pαrα nosso ensinαmento que foi escrito, α fim de que, pelα perseverançα e pelα consolαção que nos
proporcionαm αs Escriturαs, tenhαmos α esperançα”
(Rm 15,4).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TP 3 Gêneros e Tipos Textuais

Ah! Os queridos e incontáveis gêneros textuais... as diversas maneiras de organizar as informações de acordo com a finalidade do texto!
É prazeroso trabalhar com um determinado gênero. Imagine então com (quase) todos ao mesmo tempo?
Foi o que fizemos em um projeto muito legal!Era a época junina. Eu e outros colegas gestaleiros nos unimos em um projeto que intitulamos "Arraiá dos Gêneros". A turma era do ensino médio, a professora era minha queridíssima colega e amiga Tia Dilma. Abismael (Bisma), Dulcenéia (Dulce) e eu fomos apenas colaboradores, e valeu a pena! O projeto ficou lindooooo!!!

PROJETO ARRAIÁ DOS GÊNEROS

DATA: 01/07/2009

JUSTIFICATIVA:

Toda comunicação é feita por meio de textos que realizam os diversos gêneros, classificados de acordo com as situações sóciocomunicativas e em várias linguagens. Este é o mês é das festas juninas, em que o personagem prototípico é o caipira, o que se torna propício a um ambiente festivo. O dialeto do protótipo, simples e interessante, e as roupas caracterizadas, bem alegres e criativas, são também condições que cooperam para uma aula expositiva, de gêneros textuais diversificados, bastante criativa. Nessa perspectiva, o aprendizado que parte de uma visão ampla, infere-se no dia-a-dia, em sala de aula, conferindo-se do todo para as partes. Os gêneros textuais são conteúdos de Redação em todas as etapas de ensino, tendo em vista, o Planejamento Escolar e tornando-se oportuno, atender ao “Avançando na Prática” do “Programa Gestar”.

OBJETIVOS:

- Usar os gêneros textuais como ferramentas que possibilitam exercer ações sobre a realidade, bem como, ampliar a competência linguística e discursiva;

- Propiciar o domínio sobre diferentes tipos de gêneros textuais para eventuais práticas linguísticas;

-Aprender a produzir gêneros fazendo interferência aos acontecimentos, para fruição estética e reflexão crítica;

- Usar a diversividade textual para uma verdadeira oficina de textos, fazendo valer o mês das festas juninas, usando o protótipo “caipira” para tornar o ambiente festivo e divertido;

- Favorecer a desinibição, encorajar a expressão espontânea, estimular a fluência de idéias e o respeito mútuo;

- Aplicar os conteúdos do Planejamento Escolar de Redação e atender ao Programa da Aprendizagem Escolar do GESTAR II;

PROCEDIMENTOS

Locução feita por Abismael para o seguinte texto e para os demais comentários complementares ao evento:

Arraiá dos Gêneros

Este é um projeto específico, para atender aos conteúdos de REDAÇÃO nos terceiros anos noturnos, representados pela profª Maria Dilma, que também atende aos requisitos do GESTAR, juntamente com os seus colegas de curso: Profª Dulce, Profª Ruty e o Prof.AbsmaeL, contando com a colaboração de todos os que fazem parte desta família JANE ASSIS PEIXOTO, também com a presença do formador do GESTAR, o Prof. Rubem.

Este é o mês das festas juninas, o personagem prototípico é o caipira, que tem a linguagem simples e interessante, as roupas são alegres e criativas e é neste contexto, que a aula expositiva de gêneros textuais, acontece com criatividade e ritmo de alegria.

Os gêneros textuais são eventos comu­nicativos do dia-a-dia altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Surgem emparelhados às necessidades e atividades sócio­culturais, bem como, na relação com as inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar:

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder.

Te espero no fone 55 44 33 22. Verônica .”

Se isto estiver escrito num papel colocado sobre a mesa, pode ser um bilhete; se for passado pela secretária eletrônica, é um recado; se remetido pelos correios num formulário próprio, pode ser um telegrama; exposto num outdoor, pode ser uma declaração de amor. Como vocês compreenderam, não é o tipo, nem a linguagem, não é a estrutura que os determina, mas caracteri­zam-se por suas funções comunicativas, e assim como surgem, podem também desaparecer.

DANDO INÍCIO AS NOSSAS APRESENTAÇÕES VAMOS CONVIDAR:

· O primeiro gênero textual: poemas e casos ( SR. LIVINHO, representante da comunidade)

· Outro gênero: a carta

- Uma carta pessoal, de amor, entre o CHICO e a ROSINHA (ALANA E BÁRBARA, 3ºC)

-Uma carta em cordel dirigida a um político, fazendo um apelo social (PROFª DILMA)

· Outro gênero: o telefonema

-Telefonema em meio a um assalto (FRANCIELE E ALEILDO do 3ºC)

-Telefonema de Carlos Drummond - DIÁLOGO DE TODO DIA- (GLEBIANA, 3ºB; KÊNIA, 3ºC)

· O gênero : biografia

- Uma biografia de uma pessoa bacana (NAYARA JAHEL 3ºC)

· O gênero: fábula

- A formiga e a cigarra (LILIANE 3ºB)

· O gênero: dramatização

- Ocaso do espelho (ÉRICA SANTOS, FLÁVIA, ALDENI, 3ºC; KÊNIA, 3ºB)

· O gênero: notícia (JULIANA, KATIANE, LUCIANO, 3ºB)

· O gênero: adivinhas (LILIANE, 3ºB)

· O gênero: receita (ANA PAULA, LARISSA, FABRÍCIA, BÁRBARA, 3ºC)

· O gênero: bula de remédio (ÉLICA FLORES, RODRIGO, 3ºC)

· O gênero: recado (ABSMAEL)

· O gênero: anúncio (EVANILDO, ISMAEL, CLÁUDIA, 3ºC; JOÃO PAULO, 3ºB)

· O gênero: piadas (prof.ANTÔNIO; JUSCÉLIO, ANTÔNIO MARCOS, 3ºB)

· O gênero: música dramatizada (AIRAM, KAROLAINE, 3ºB)

· O gênero: poema – DIALETO CAIPIRA- ( ROBERTO, BEATRIZ, 3ºC)


RESPONSÁVEIS PELAS MESAS COM COMIDAS TÍPICAS: MONARA, SILVANI, STEFANY, VIVIANE, JOÃO PAULO, 3ºB; ALDENI, ÉRICA SANTOS, FLÁVIA,FABRÍCIA, BÁRBARA, 3ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sem zuera galeera !! Os comentários estão sujeitos a aprovação ok!!
brigadinhaaaa pela visita!
volte sempre!
beijinhos
[")]